quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Crise nas granjas...


Há mais de uma semana muitas granjas da região estão sofrendo por falta de ração para alimentar os animais. A sanidade desses frangos está sendo afetada pela fome, fazendo com que se alimentem do plástico dos recipientes, lonas, palha existentes em seus ambientes, quando não apelam ao canibalismo em uma desesperada tentativa de sobreviver. Segundo matéria veiculada hoje na TV Tem, mais de 120 mil aves já morreram e outros quatro milhões podem morrer nos próximos dias. Isto é o que está no site deles: "Em Porangaba, alguns granjeiros resolveram distribuir os animais. O porta-malas de um carro se transformou em um viveiro. Os frangos estão na caçamba, em sacos e em caixas. Em Capela do Alto, o produtor que está sem dinheiro para alimentar as aves, dá soro caseiro. Em Bofete, pintinhos que morreram foram incinerados".

Eu lamento muito pela crise, muito mais pelos animais do que pelo prejuízo desses criadores. Há muito do que se lamentar mesmo, o prejuízo de vidas, que já estavam na verdade com destino certo não muito diferente destes. Situações desastrosas como estas ao menos levam as pessoas a olharem para o confinamento, para o desperdício, para o caos. E me fazem, principalmente, estar mais convicta nos meus ideais vegetarianos, porque, não! Eu não contribuí com isso. Elas não estão lá por minha causa. E nem para saciar a fome dos que tem fome.

Quem arca com a responsabilidade? É simples assim? Uma crise econômica qualquer mata milhares de vidas a toa em questão de dias e fica por isso mesmo?

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar você pela idéia, e pela iniciativa.
    Gostei muito do tema e do que foi escrito.
    Hoje, na aula de redação, o professor entrou neste assunto, e as pessoas estavam todas tocadas com a morte de tantas aves.
    Sei que nesse caso, vegetariano nenhum deve ficar quieto.Então eu disse que na verdade as aves iriam mesmo morrer, a diferença foi a forma, e a intenção; no caso da crise foi inevitável,sem ração e nenhuma segunda opção de recurso, elas teriam mesmo esse fim, mas o destino de toda granja é abastecer com carne de frango, frigoríficos, supermercados, etc.
    Então por que não ir mais além e se questionar o por que de tantas aves em cativeiro, sendo criadas com esse destino premeditado, de forma automática como se fossem bonecas que saem todas dentro de um padrão para serem consumidas...
    Quem entende o mínimo de biologia sabe que muito do metabolismo e da genética das aves é parecido com o nosso,isso mesmo, é como se estivesse comendo um parente bem distante que não se parece muito com você, e que não fala, mas que tem muitas semelhanças e merece o mesmo repeito e direitos pela vida.
    Isso serve também para os que já sabem, ou que tem a humildade de reconhecer que sim, é saudável viver sem ingerir carne, se souber montar sua dieta de forma rica, lógica e além de mais saudável e saborosa, mais rendável,qualquer pessoa vivera "feliz para sempre".
    Enfim, tomara que a dimensão do assunto, faça as pessoas repensarem, e quem sabe até não enxergarem q não adianta ter dó delas morrerem, elas morreriam mesmo.
    E para aqueles que pensam no desperdício de carne ou no prejuizo financeiro, pra esses fica até difícil de falar, não é.
    Acho que só o que já esta tão óbvio ainda não basta.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...