quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Formando opiniões...


Sabe... faço jornalismo desde criança. Sempre fui curiosa, sempre fui apaixonada por todos os assuntos, sempre adorei escrever... mas acima de tudo, e isso nunca relacionei com a profissão, sempre fui boa em convencer as pessoas das minhas idéias. Influenciei muita gente. Simplesmente porque achava q tudo o que eu era e o que pensava era certo e salvaria o mundo! Faltava convencer todo mundo pra transformar o planeta naquele lugar ideal de se viver...

Relaciono hoje esse meu pensamento prepotente a profissão porque estou estudando jornalismo. Tenho na teoria o q já praticava... mas como é engraçado! Foi ver isso como matéria para entender que é uma droga ter o poder da persuasão nas mãos!

O caso de Santo André, Lindenberg (é isso?) sequestra Eloá por 100 horas porque a ama e não quer q ela seja feliz com outra pessoa - e com ctz será muito feliz com ele, como podemos notar. O fim do namoro foi um fardo pesado demais para carregar, este garoto ficou totalmente desorientado. Pobrezinho... mas mais pobre ainda é o jornalismo que transforma essas desgraças em novela! Nos primeiros dias, aquele amontoado de informações tiradas de qualquer pessoa que passava na rua sem vínculo nenhum com a história - tudo vira fonte!. Terça-feira, negada da globo e da record já até haviam se hospedado nos prédios vizinhos pra não perder nenhum lance do caso. Uma coisa bem "urubu cercando a carcaça"..

O fato é que tudo que aparece ali, o que é dito, as explicações, influencia. A forma como abordam o caso dá margem à interpretações pré-moldadas por eles próprios. É preciso saber que retemos um poder absurdo nas mãos com a mídia para poder escolher usa-la de quê forma. E questionar-se sempre: quero mesmo que todos pensem como eu? Realmente estou com a razão sempre? Meu modo de vida e as minhas escolhas de fato são um exemplo para os outros?

Duvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...