quinta-feira, 9 de abril de 2009

Isso é que é democracia!



Neste mês de Abril, foi aprovado um projeto de lei que proibe o fumo em locais fechados ou parcialmente fechados, públicos ou privados.
Essa é mais uma tentativa do governo de amenizar os malefícios causados pela fumaça dos cigarros aos fumantes passivos (grupo ao qual eu me incluo, ainda bem!). Segundo matéria divulgada semana passada no Jornal Hoje , 36% dos que convivem com fumantes podem ser considerados tabagistas, isso porque possuem o mesmo percentual de produtos tóxicos no corpo do que os que fumam regularmente. Logo, estão igualmente expostos às doenças relacionadas ao fumo, como câncer ou derrame.
A partir de 1988, o governo passou a obrigar os fabricantes de cigarros a trazerem impressos nos maços de cigarro a seguinte frase: "O Ministério da Saúde adverte: fumar é prejudicial à saúde." e em 1995, as frases passaram a ser rotatórias ("Este produto pode causar câncer no pulmão, infarto, etc.."). Em 2000, a propaganda de cigarros passou a ser proibida. No ano seguinte, as primeiras imagens contra o tabagismo foram inseridas nos maços. Pesquisas feitas um ano mais tarde (2002) pelo Instituto Datafolha mostraram que mais de 70% dos fumantes entrevistados (quase 90.000 pessoas, entre fumantes e não fumantes) tiveram vontade de parar de fumar depois de ver as imagens e que a indústria tabagista teve um declínio de vendas de cerca de 25% depois disso. Depois de ver que funciona, o governo vem mudando as figuras de tempo em tempo para impactar cada vez mais.


E se superam a cada ciclo de imagens, muito mais horrendas do que as anteriores.

Olha... eu não fumo. Mas eu me conheço, e sei que essas imagens seriam bastante persuasivas pra mim se eu fumasse. Ficaria pensando "Meu, vou consumir um produto que vem com uma foto de um cadaver horrível desse, que foi justamente vítima disso?" Além de que essas medidas são bastante hostis com os fumantes.. deve dar aquela sensação de "eu sou desagradável... estão fazendo de tudo para me excluir da sociedade!" rsrsrs..

Acima das pesquisas, eu gostaria realmente de saber como um fumante se sente diante dessa situação. Cheiro de fumaça de cigarro no cabelo e na roupa depois de uma balada é realmente um nojo, mas fico imaginando como o governo teve de chegar ao ponto de decretar leis para diminuir o tabagismo. Quero dizer, se realmente faz mal, se realmente querem extinguir os cigarros da face da Terra (ou do país, sei lá...), deveriam ter definido o cigarro como droga ilícita, como cocaína ou maconha, e proibir a venda logo de uma vez! Não vou julgar a atitude passiva do governo, uma vez que fariam alvoroço sem tamanho com esse tipo brusco de iniciativa, mas o cigarro acaba tomando um carater ilícito depois dessas medidas de qualquer maneira! Não se pode fumar em locais fechados, é prejudicial a todo mundo... o fumante terá de fumar escondidinho e sozinho no quintal de casa, e ai se a fumaça for até a casa do vizinho! - porque vocês sabem, fumaça de cigarro parece que persegue as pessoas, principalmente aquelas que mais a evitam!

Esse foi só meu parecer a respeito do fumo e as questões que o circundam.. ^^

----------------------------------------------------------------------------------------

3 comentários:

  1. Cigarro pode não ser droga ilícita, mas um vício difícil de ser lidado. Se libertar dele não é nada fácil, com o tempo vc se acostuma a cheirar cigarro e ser evitado por algumas pessoas. As imagens para mim não fazem diferença sinceramente... mas futuramente saber que tenho um cancêr de pulmão certamente me deixará muito triste. =)

    ResponderExcluir
  2. Olá miga..Obrigada pelos parabéns sobre o blog, o seu tbm é muito bacana e traz assuntos bem interessantes, como esse aí!
    Bom, eu concordo de proibir o fumo em locais fechados, até pq muita gente não fuma e não é obrigado a sentir o cheiro insuportável, mas acho que ainda deveria haver as áreas restritas aos fumantes, pois se é vendido, tem que ser consumido em algum lugar! Penso dessa forma!
    Bjus e até hoje!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com td q vc disse miga... Ate mesmo "discuti" com um vendedor no posto de gasolina, dia desses que fui com meu pai buscar um maço...Porem axo q se proibissem a venda do maledito, o mundo viraria um caos, jah q se trata de VICIADOS nessa droga! Acredito que muitas pessoas [assim como meu pai] kerem deixar de ser dependente de um pedaço de papel com nicotina, mas o corpo nao consegue ficar sem... E aí entra a ajuda($)de um especialista a tratar a pessoa para tentar se livrar desse mal... Porem acho que o cigarro deveria ter ficado bem mais caro do que ficou... tipo uns 20,00 isso ajudaria as pessoas a pelo menos, diminuir o fumo... ;)
    Bjus... Saudades flor!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...