quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Batalha diária dos vagalumes!



Escolhi este nome para o blog, como já disse no primeiro post, por causa de um poema que escrevi há algum tempo atrás e, não que eu idolatre minha própria arte, mas é que a idéia que o vagalume me passa é bastante reflexiva pra mim, um exemplo mesmo para muitos casos à minha volta e para mim mesma em alguns aspectos. O vagalume é um bicho impressionante, lindo, mas apenas algumas pessoas param para prestar atenção nele, já que ele só brilha anoite e está sempre tão escondido... mas mesmo com aquela luz tênue e trêmula, ele aparece reluzente no mato, na escuridão.

As pessoas, muitas delas, são assim. Elas têm uma luz própria só perceptiva pra quem é atento, pra quem gosta de observar os outros, não para apontar defeitos, mas para seguir exemplos. Algumas pessoas jamais são notadas e se sentem sozinhas. Conheço pessoas assim, que lamentavelmente não têm o valor reconhecido sabendo que são merecedoras... e conheço o oposto também, gente mesquinha e prepotente que quer aparecer mais do que qualquer outra pessoa e passa pelos outros como se não fossem nada.

Esse post é dedicado a elas, às pessoas que querem ofuscar o brilho dos outros, àquelas que não respeitam o brilho de cada um. O vagalume tem um brilho falho e tímido, mas pelo menos ele não tem medo do escuro. Quem não tem luz própria e se destaca apenas por cobrir a luz dos outros dorme no breo e sozinho. O vagalume vive em bando porque é agradável e contagiante e acima de tudo, humilde - mas não medíocre.

Resumindo (mais objetivamente), é bom você buscar se destacar em alguma coisa sozinho e valorizar o talento das outras pessoas, pois todo mundo tem algum talento. Não, você não é melhor do que ninguém, e se continuar achando que sempre vai ter um otário pra você montar encima e 'chupar' o que ele tem de mais essencial só para que as atenções se volte pra você, quer dizer que você é o pior, a coisa mais inútil que existe e não o contrário. Tem gente que se acha esperto fazendo isso ainda por cima, cara! É pra acabar com o dia de qualquer pessoa mesmo.

E só pra finalizar, parece até que essas pessoas me irritam, mas na verdade eu tenho é pena delas... no fim, essa gente faz isso porque depende da atenção dos outros pra viver... é como se vivessem em função da opinião alheia a respeito delas, e isso é triste. Gente assim não é feliz, está sempre querendo agradar, está sempre preocupada com o que acham dela, vive nessa adrenalina. E claro, vive competindo...

Creio que todos queremos ser bem aceitos pela sociedade, é normal chatear-se um pouco quando alguém te faz uma crítica, mas pra essas pessoas, uma crítica é a morte - e não costumam aceita-la, inclusive... tudo é 'inveja'. Rsrsrsrs, fods.

Bom, isso é apenas um desabafo e uma posição sobre os não-vagalumes. Passar bem.
(Desenho de Charles Steuck)

3 comentários:

  1. Achei lindo, faz muito tempo que eu não escrevo um texto sério e com profundidade.
    Me identifiquei com muitas coisas/situações que você citou. ISIS PARA PREFEITA!!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. concordo com seu comentário,realmente tem pessoas que não aguentam ver o brilho das outras e tentam ofuscar de todas as formas para que ela própria passe a brilhar!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...