quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Just make sure we keep... TALKING!


--- dissertação que fiz para a matéria de faculdade, Semiótica (reproduzida parcialmente para poupa-los dos termos técnicos...):

"A comunicação é inerente ao ser vivo. Todo aquele que existe no planeta necessita comunicar-se de alguma forma para o pleno funcionamento de um ciclo o qual ele se faz presente. O homem é um animal cuja comunicação é altamente desenvolvida por uma necessidade biológica de se viver em um coletivo. Assim, o homem sobreviveu às adversidades da natureza em seu período mais primitivo e se fez o mais forte dos animais devido a sua capacidade de viver em conjunto e organizar-se por meio da comunicação.
A comunicação, portanto, é o elemento-chave para a existência do homem. Com a evolução da espécie, houve a evolução também no ato de comunicar-se e, hoje, podemos observar não só uma variedade de meios, mas também uma variedade de formas as quais usamos para nos comunicar. Aí vem a função primordial da Semiótica. Captar as mensagens por traz das ideias, perceber as peculiaridades da fala, dos pensamentos humanos, fazendo da comunicação não só um instrumento, mas uma arte".

E digo mais: ontem, a fala era uma arma para sobreviver às adversidades naturais do mundo; hoje, ela é uma arma para se alcançar o poder e manipular os demais. Usamos a fala como arma para machucar as pessoas já que não nos deixam usar facas e revolveres, embora algumas vezes as palavras machuquem ainda mais do que uma facada ou uma bala.
Ontem, nos esforçávamos para ser compreendidos e se fazer entender entre os grunhidos primitivos da idade da pedra. Hoje, a dominamos e continuamos não nos fazendo entender. Ontem, gritávamos e esbravejávamos diante dos inimigos para os assustar. Hoje, o silêncio é que é assustador. A evolução da comunicação humana é plenamente perceptível, o que nos falta saber agora é se essa evolução que nos beneficiou tanto no passado não teria nos corrompido no presente, nos tornando menos expressivos do que um cachorro, que é capaz de se fazer entender com os olhos.

Ouçam Keep Talking, do Pink Floyd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...