terça-feira, 15 de maio de 2012

What if I'm alone?


Eu não gosto muito de discutir religião, sabe... acho esse assunto um tanto pessoal e que deve ser respeitado como opção de cada um e ponto. Eu me interesso pelo assunto, ouço o que as pessoas têm a me dizer, mas nunca julgo a escolha de ninguém.
Se você quer saber a minha religião, eu não sei. Não sei se acredito em qualquer doutrina, não sei se acredito em Deus, e não posso dizer que sou ateia também. NÃO SEI, e não vejo problema nenhum nisso.

Outro dia, vi uma matéria do Yahoo sobre um menino australiano, o Shaun, de 17 anos, que fez um vídeo e o publicou no Youtube dando adeus ao mundo e agradecendo as pessoas que lhe deram força. Ele tem uma doença cardíaca incurável e os médicos lhe deram apenas mais algum (pouco) tempo de vida. 
Se eu não sei minha religião, sei menos ainda o por que eu sempre (SEMPRE) vejo os comentários das pessoas de qualquer publicação na internet. É sempre muito frustrante. Tanta gente falando asneira... mas no caso desse vídeo tocante do Shaun, o sentimento que me veio foi além da frustração. Muita gente desejava melhoras ao menino e tentava lhe confortar dizendo que há um propósito divino para que tudo isso aconteça. Então, os ateus comentavam os comentários dessas pessoas dizendo que são idiotas em ficar dando esperança ao menino baseado em Deus, "esse ser inexistente e que habita apenas o imaginário humano".
Se é imaginário ou não, como já disse, eu não sei. Mas realmente, os ateus vivem clamando a atenção geral para o fato de que não são respeitados pelos religiosos, quando na maioria das vezes são eles que eu vejo desrespeitando a fé alheia. Uma coisa é você não acreditar, outra coisa é você ter raiva de quem acredita. Se alguém poderia se ofender com os desejos de melhoras ao Shaun baseado no divino, esse alguém deveria ser o próprio Shaun! Eu não consigo entender o que motiva esses ateus a destruir as esperanças dessas pessoas! 
Um dos comentários dos ateus era de que 'a religião só serve para controlar as massas' mas eu não vejo dessa forma, eu vejo sim muitas pessoas vivendo de forma saudável porque acreditam em uma força maior e de forma alguma sendo controladas por um padre ou líder espiritual qualquer. Eu vejo pessoas largando dos vícios, perdendo medos inúteis e desejando o bem ao outro graças à fé. E no caso do vídeo do menino, as pessoas usando suas religiões para confortar o garoto, então, ateus revoltados, revisem seus conceitos a respeito das religiões porque elas não são APENAS usadas para controlar as massas. 

Eu sei tanto quanto você que as religiões causam guerras, que o catolicismo já causou inúmeros assassinatos (quando não matou com as próprias mãos) 'em nome de Deus' e até hoje muitos usam desse discurso religioso para tirar dinheiro dos mais pobres e dominar grandes massas. Isso existe, é claro, não só em instituições religiosas, mas em muitas outras. Mas o ateu preocupado com a alienação dessas massas não age dessa forma, tão intolerante quanto os religiosos que geram violência. A intolerância religiosa também tem sido gerada por ateus, e isso é realmente desprezível, pois o ateu normalmente usa o argumento de que não há lógica para acreditar em Deus, mas onde há lógica em se comportar como os religiosos irracionais que ele tanto detesta?

Deixo aqui meu desabafo quanto à intolerância religiosa e um apelo aos ateus que têm raiva das pessoas que tem fé: se quer mesmo seguir adiante, estudo um pouco sobre antropologia, filosofia, esses estudos que procuram entender a mente e o ser humano, e você vai ver que a fé, Deus e entidades fantásticas sempre povoaram a mente humana das mais diversas maneiras, nas mais diversas civilizações, é algo nato do homem, quase que inerente a ele. Hoje vivemos um momento mais realista, em que o número de ateus tem crescido (ao menos é o que eu percebi), mas não julgue as pessoas que ainda acreditam. Essas entidades fantásticas podem não existir, mas confortam as pessoas, aliviam suas angústias, as fazem bem, então o que você tem a ver com isso? Por acaso você está fazendo alguma coisa lógica e realista para ajudar alguém? Para aliviar tais angústias? Por acaso você conhece algo que possa substituir tudo o que Deus representa na vida dessas pessoas? Não consegue compreender, com toda a sua 'inteligência', que Deus é a terapia dessas pessoas?

Só Deus sabe como eu queria ter a fé que essas pessoas têm. Elas vivem muito melhor do que eu, sem medo da morte, sem medo do abandono, acreditando sempre que há um pai amoroso e misericordioso olhando por elas. Seria, definitivamente, um alívio.

*Ouçam Spirit of the Plants, da Lisa Thiel, não só porque é uma música sobre o paganismo mas também porque ela narra a sensação daqueles que têm fé.

---------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. É sempre um assunto interessante. Acho que vamos desabafar bastante sobre isso ainda :-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...