quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dica de Leitura - o Homem que Calculava.

"O homem só vale pelo que sabe. Saber é poder."

Esta é só uma das muitas valiosas citações feitas por Beremiz Samir, o Homem que Calculava. A estória se passa em Bagdá, no séc. XIII, sob a narrativa de um amigo próximo de Beremiz, Hank Tade-Maiá.

Beremiz é um jovem da Pérsia que tem uma habilidade singular com os números. Aprendeu ainda menino a usar a lógica e se familiarizar com os cálculos, o que lhe transformou em um matemático brilhante. Junto com Hank, vai à Bagdá e enfrenta muitos desafios
matemáticos e, aos poucos, vai conquistando a admiração de todos e a inveja de alguns, não só por sua incrível capacidade intelectual, mas por sua humildade, educação e devoção à Allah!


O autor Julio César de Melo e Sousa (1895 - 1974), mais conhecido pelo heterônimo "Malba Tahan", nasceu e viveu no Rio de Janeiro. Formou-se Engenheiro Civil e tornou-se um ilustre professor de Matemática no Colégio Pedro II, do Rio. Ficou famoso no Brasil e no exterior por suas palestras em torno dos cálculos, mas mais ainda por seu pseudônimo, que lançou diversos livros de contos e romances com matemática como tema. No Brasil, o dia de seu nascimento, 6 de Maio, foi decretado como o Dia do Matemático. O Homem que Calculava foi lançado em 1939 e hoje já está na sua 75a edição.


Opiniões pertinentes (ou não):


Prós: A estória se passa na era medieval árabe, por tanto, muitas curiosidades da época são reveladas em linguagem muito simples. Muitas questões matemáticas para quem gosta de lógica e existem informações históricas e religiosas (sobre o islamismo) por todo o livro. Tem romance, tem suspense e é um livro muito inteligente. Muito bom pra quem tem dificuldade com a matemática e interesse sobre o assunto.

Contra: O livro possui 35 capítulos, porém cada capítulo tem cerca de 2 páginas apenas, portanto, é uma história relativamente curta, que você se surpreende ao ver que já acabou. Pra quem não suporta problemas de lógica e cálculos, cada página tem um cálculo, talvez não goste muito uma vez que o livro tem pouco enredo e muita matemática.

Ponto Alto da Obra: Com certeza, os cálculos! Os problemas que surgem no nosso dia a dia, os quais muitas vezes basta só um pouco de lógica para resolver, outras vezes pensamos ter resolvido e resolvemos errado, problemas aritiméticos famosos que muitos não sabem até hoje a solução, explicados de forma muito didática e simples pelo protagonista, de forma que uma criança é capaz de entender. O livro prega um moralismo condizente com a época da estória, porém, ao contrário do que se possa imaginar, contém citações, versos famosos e ditados árabes muito sábios e úteis que se mantém atuais para a nossa geração. O livro faz o leitor refletir e admirar os números e os cálculos.

Bom, só pelo fato de ser um clássico, não deve ser ignorado! ^^


"A Geometria existe por toda parte. Porém, é preciso olhos para vê-la, inteligência para compreendê-la e alma para admirá-la." Beremiz Samir.
---------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...