quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O silêncio dos inocentes?


Hoje logo pela manhã atendi o recente eleito vereador, porém velho de luta, sr. Roque Ferreira. Sempre soube de seu esforço pela mudança desse sistema que vigora no poder público brasileiro, que nos atrasa, tão falho, tão direcionado.. Perguntei sobre como tem corrido a vida na camara e ele me respondeu, até um tantinho revoltado: "É incrível, a população não é nada organizada!"


Me ocorreu mil pensamentos nessa mesma hora que se contradiziam... por tanto não respondi ao comentário, apenas olhei com ar de quem compreende a insatisfação. E dessa conversa surgiu a reflexão, que se não disse na hora ali para o Roque por falta de organizar as ideias, posso agora, no fim do dia, tentar reproduzi-las:


Ocorre que, de fato: a população é desorganizada. Para alguém como ele, que idealizou ser eleito para que tivesse nas mãos o poder de dar a voz ao povo, deve ser desanimador ver que esse mesmo povo se cala. Esse povo, tão acomodado, tão egoísta, que só percebe o quão falho é o poder público quando sente na pele suas falhas, quando precisam ser atendidos num posto de saúde e não tem vaga, quando precisam de transporte público e sofrem com a falta de qualidade, quando precisam de atenção e vêem que são negligenciados... mas nada do que passam é novidade! Por que nunca foram atras? Por que se indignar somente quando sente falta daquilo??


Pensamento perfeito, só que não posso ignorar o fato de que eu faço parte desse povo que não se mobiliza. Meu caso é ainda pior: sou cheia de ter ideal pra isso, opinião praquilo, sem nenhum efeito, sem nenhum resultado. Foi isso que me fez parar diante do vereador e naum dizer nada.. vou dizer tudo isso pra dar uma de bonita sabendo que eu me encaixo nesse perfil de cidadão acomodado?


Mas só pra me dar um crédito (a mim e a citada população), o problema é nossa ignorância quanto aos nosso direitos. Ainda temos akela visão de "quem está no poder público é superior" "não temos o que fazer" "não me meto em política". A verdade é que temos preguiça de ir atrás, sempre achamos que já tem gente fazendo isso, gente mais corajosa, que dispõe de tempo. Quando somos jovens, achamos que não entendemos nada de política e não podemos protestar, portanto. Quando somos velhos, acreditamos na força e audacia do jovens! Os que mais precisam do poder público, os mais pobres, acham que não podem peitar os que estão no poder. Os mais ricos não e mobilizam porque não sentem falta deles.

Muito complicado... mas precisa ser enfrentado, porque mesmo os que elejemos e que querem trabalhar por nós precisam que participemos mais! Não adianta reclamações vagas e sem peso! É preciso ir atras, unir pessoas para que façam coro, reivindicar ajuda e inclusive reconhecer o que está sendo feito e que a maioria não toma sequer conhecimento!!


Mais do que escrever essas linhas ou comentar com um ou outro amigo, vou passar a participar, mesmo que sozinha. O idealista costuma ser solitário mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...