segunda-feira, 28 de março de 2011

...


Queria te falar olhando nos olhos...

Mas quando olho nos olhos, não digo nada - ao menos as coisas que quero dizer não condizem com o que dizem os olhos.

Os olhos são mais sinceros, mais ousados, eles dizem tudo e não escondem nada - à não ser que se escondam.

O que eu gostaria de te falar só os olhos poderiam traduzir. Eles sempre acham uma forma de dizer e assim não há dúvidas, enganos ou mal-entendidos. Eu poderia te ligar, poderia escrever, posso tentar pensar em você e mandar meus pensamentos até onde você está... mas meus olhos precisam fisicamente dos seus.


Há alguns meses atrás, eles de nada precisavam. Podiam fitar qualquer coisa, ou mesmo outros olhos, e nada acontecia. Mas quando encontrou com os seus, decidiram que não há vida sem eles, não há cor, não há graça. Desde então me atormentam, e mais nada vejo senão você. Eles se recusam a olhar para outras coisas, querem você desesperadamente.

Por enquanto, se contentam com imagens suas, se enchem d'água por não ter você aqui, com os seus olhos neles.


O que eu queria te falar, não há como dizer: não há palavras que expressam fielmente um olhar.


--------------------------------------------------

domingo, 6 de março de 2011

...É sempre carnaval no Brasil...


O Carnaval teve origem na Europa, no período da Idade Média, sendo comemorada sempre depois da Quaresma Cristã. Depois de 40 dias de privações, as pessoas estavam "liberadas" pela igreja para fazerem o que bem entendiam, dando ao Carnaval esse ar de que "tudo é permitido". No carnaval antigo, os plebeus eram os maiores beneficiados com a festa, pois era ali que eles possuíam uma liberdade maior para se expressar: vestindo máscaras e roupas engraçadas, eles debochavam do rei, de velhos costumes da sociedade, do clero e da burguesia, sendo protegidos pelo anonimato que as fantasias lhes proporcionavam.
Essa festa foi se espelhando ao redor do mundo, mas em nenhum lugar a festa fez tanto sucesso quanto aqui no Brasil. Com o passar dos anos, a festa foi se tornando como a conhecemos hoje. Isso porque a tal "liberdade" concedida no Carnaval foi virando para um outro lado, a liberdade sexual. O Carnaval tem cravado na sua origem o "prazer carnal", logo se nota ao buscar a origem da palavra, que vem do latin Carnis Valles, que significa Prazeres da Carne. O Brasil captou o extremo de seu significado, tornando essa festa - que poderia ser útil de mil e uma outras formas -na tradução da banalização do sexo, entre outras coisas.
O Brasil, com todas as diferenças encontradas em cada região, acabou por possui variados tipos de carnaval, especialmente mais ao norte do país, com o mais famoso deles sendo o Carnaval de Olinda, com o seu frevo e seus famosos bonecões. No interior de cada estado também permanece, ainda que murchando cada ano mais, os bailes de carnaval, famosos pelas marchinhas de carnaval e pela diversão sadia. Mas o que pára o país são os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro. Milhares de policiais civis, de profissionais da saúde e uma fortuna enorme saída dos cofres públicos são destinados única e exclusivamente aos sambódramos dessas cidades para garantir aos foliões - em sua maioria famosos, ricaços e estrangeiros - uma festa segura e agradável. O Carnaval é a sétima maravilha do mundo, e é mesmo. Aos olhos das pessoas que estão vivendo confortavelmente neste país, é um evento único. Pena que a realidade do país não é essa.
O Carnaval é uma festa de grande importância para o Brasil. Ele se tornou um patrimônio cultural do país, o símbolo maior, junto ao futebol, de brasilidade. O turismo decorrente dessa festa traz lucros exorbitantes tanto para o país como um todo como para os pequenos comerciantes (ambulantes e afins) que trabalham durante os desfiles. Com tantos problemas por resolver, é admirável ver que, a cada ano, faça sol ou faça enchentes, lá estamos nós, despidos de roupas e de preocupações. O que incomoda não é o samba, não é a alegria, não é o circo. É tudo que está envolvido em torno disso, essa alegria toda transformada em negócio, em depravação, em ignorância.
- A imagem do Pierrô que ilustra o artigo é uma pintura famosa o qual não conheço o autor, mas lembro-me que minha avó tinha um quadro desse na parede e sempre me encantou. Essa é uma fantasia que gostaria de ver com mais frequência nos bailes e desfiles de Carnaval. Se eu quisesse ver peito e bunda, procuraria filme pornô

*** Ouçam Nem Cinco Minutos Guardados, do Titãs.
-----------------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...