quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sua cama.


Ela está deitada em sua cama,

e está pensando em você.

Por horas ela pensa e tenta explicar.


Envolvida em memórias

de lugares e pessoas..

Sorrisos que jamais aparecerão denovo.


Ela chora sozinha,

está tentando dormir,

está cansada de questionar,

mas fica repetindo o mesmo erro.


E ela finge estar bem,

"só tem sido um dia ruim..."

Mas ela está perdida em seus pensamentos,

enquanto as lágrimas rolam uma atras da outra..


E tem sido noites difíceis...

Tem havido tantas mentiras...

Contadas por ela, contadas pra ela,

ela não quer acreditar, como a realidade dói!


Ela vai tentar esquecer.

Ela tem vivido o passado,

porque a realidade é difícil

e o coração dela não suporta mais...


--------------------------------------------------------------------------

Poema escrito por mim, em 2006, sobre a vida alheia... ^^


--------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ansiedade.

Fim do ano passado, eu descobri que se pode ser doente sendo saudável.

Há cerca de dois meses e meio, venho sofrendo de crises de ansiedade, que deve ser encarado tão seriamente quanto uma doença física apesar de se tratar de um estado emocional.
Eu não conhecia isso e fiquei muito assustada quando descobri o causador de tanto mau estar. Sempre suspeitei que andava, há bastante tempo, estressada e que um dia isso iria me prejudicar, mas fui protelando até que o prejuízo apareceu. Essa "doença" é bastante comum conforme soube mais tarde, depois de iniciar o tratamento e ler bastante livros sobre o assunto. Na internet, achei pouca coisa que realmente informava de cabo a rabo sobre esse assunto, então decidi escrever sobre ela para ajudar as pessoas que tenham sentido as mesmas coisas que eu.

Pessoas que sofrem desse mal costumam sentir tonturas, falta de ar, batimento cardíaco acelerado e/ou mais forte, sensação de adrenalina ou angústia sem motivo, medo, entre outras sensações desagradáveis.
O tratamento varia conforme a gravidade, entre terapias com um psicólogo, ansiolíticos suaves, até tratamento psiquiátrico e remédios mais fortes.
Esse estado emocional é conhecido como "Transtorno da Ansiedade", e é antecedido pelo estresse. Costuma evoluir para uma Síndrome do Pânico e, posteriormente, para a depressão, se não tratada previa e seriamente. O tratamento psicológico é fundamental e o remédio, em alguns casos, são inevitáveis. Porém, para aqueles que tem preconceito contra remédios, saibam que hoje em dia existem pílulas específicas para a ansiedade, que de forma alguma causam dependência e ajudam (e muito!!) na cura, que deve ser acompanhada por um psicólogo ou psiquiatra.

São raros os casos em que esse estado dure muitos anos. Costuma ser apenas uma fase difícil em que a pessoa guardará como uma vaga recordação depois de um tempo. Já soube de casos em que as crises duraram meses, e casos de que a pessoa foi ao psiquiatra duas vezes: na consulta e no retorno, fazendo com que a terapia durasse apenas uma semana - e isso bastou para nunca mais sentir nada.

Mas o mais importante é entender o porque isso acontece, de onde vem essa sensação.
O ser humano evoluiu com o passar do tempo, mas há algo dentro de nós que acompanha nossa genética desde o estado mais primitivo do homem: a resposta de "luta ou fuga". É um estado emocional inerente à qualquer coisa viva na face do planeta, o instinto de sobrevivência. Graças a esta resposta do cérebro é que detectávamos o perigo e lutavamos contra ele ou fugíamos nos primórdios da humanidade. Porém, com a modernidade, em vez de lutarmos contra ou fugirmos de um leão, nós temos que suprimir essa sensação diante do nosso chefe de trabalho, ou de um bandido, ou de qualquer coisa que nos cause a vontade de bater ou correr, que encaremos como "perigo". Isso causa o famoso Estresse, que resumindo, é o estado contínuo da supressão do ímpeto de lutar ou fugir. O estresse causa diversos males à saúde, como o aumento da pressão sanguínea, aumento dos batimentos cardíacos, e com o tempo, podem surgir doenças físicas permanentes, como a hipertensão. Mas esse não é o caso de quem tem ansiedade ou síndrome do pânico ou mesmo depressão. Esses últimos também são consequências, mas não necessariamente vêm de um "estresse contínuo". Muitas vezes vêm depois da perda de alguém próximo, de um trauma em um assalto ou coisa do tipo, depois de uma situação em que a pessoa sentiu-se insuportavelmente impotente. E o que é pior, muitas vezes elas aparecem muito tempo depois desse "trauma", quando a pessoa pensava que já tinha superado ou que o trauma já estava muito bem guardado dentro de si. Quem estaria mais apto à detectar a causa e curá-la dentro de você é o terapeuta.

E para finalizar, ouvi dizer que a meditação e a fé ajuda muito na cura da ansiedade, mas esses meios devem ser apenas paliativos (não devem substituir o tratamento, mas mais uma "ajudinha"). Concentrar-se em algo que te fará esquecer seus problemas atuais, 20 a 40 minutinhos diariamente, que seja rezando ou focando-se em um som ou palavra, sentando-se confortavelmente em um ambiente tranquilo e silencioso, reduz os batimentos cardíacos, pressão sanguínea e respiração consideravelmente. Isso, com o tempo, passa a ser extremamente benéfico para a saúde num geral, porque descansa o coração! ^^ (isso tudo segundo pesquisas sérias feitas sobre a "Meditação Transcedental", que é a forma de meditação evocando um ser divino ou não, realizados por diversas culturas milenares, como o Yoga por ex.).

Atitude Passiva sempre também ajuda.
*Ouçam The Voice, de Celtic Woman - música tema da linda estória de amor entre o humano Aragorn e a elfa Arwen, de senhor dos anéis. Porque sair da realidade não tem nada demais e você vai amar quando conseguir.
-----------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dica de Leitura - O Coruja

O Coruja, de Aluísio Azevedo , é a estória de dois amigos de mundos opostos que vivenciam juntos as adversidades da vida, o dia a dia do Rio de Janeiro do séc XIX. André Miranda de Melo e Costa , a quem apelidaram "Coruja", é um órfão feio e inibido que a todos causa repulsa e que, graças à hostilidade do mundo, cresceu sendo protetor dos oprimidos e muito voltado à bondade e honestidade - mesmo quando todos ao seu redor o julgam mau caráter.
Já seu único amigo, Teobaldo Henrique de Albuquerque, é o seu oposto: a própria personificação da retórica, da aristocracia, da simpatia, da beleza. É amado por tudo e por todos, o que o faz amar a si próprio acima de tudo. O jeito inibido de Coruja causa admiração em Teobaldo, assim como a amabilidade de Teobaldo conquista a confiança de Coruja, fazendo nascer aí uma amizade quase que de irmãos. Eles passam a morar juntos quando vão pra faculdade, mas personalidades tão distintas tomam rumos diferentes a partir daí, sem que os laços dessa forte amizade se desatem jamais.

Este é um romance folhetinesco e a riqueza de detalhes é o que dá o brilho à obra, remontando o cenário carioca de 1800.

Opiniões pessoais pertinentes (ou não):

Prós: Pra quem não gosta de palavriado muito complexo, este livro escrito há quase dois séculos é de leitura fácil, e uns termos ou outros muito diferentes são facilmente decifrados pelo contexto. É até possível se divertir vendo como, por exemplo, as pessoas se ofendiam naquela época!

Contras: É um folhetim, uma novela, dramalhão de época. Por tanto, muuuuito descritivo. Alguns capítulos chegam a ser cansativos tamanha a quantidade de detalhes, tanto dos espaços físicos como das análises de caráter dos personagens.

Ponto Alto da Obra: A estória é uma pesada crítica à sociedade, acentuando a falsidade humana e a corrupção da moral. O livro todo descorre sobre julgamento pelas aparências e a negligencia de valores como o amor e a amizade. O autor ainda faz menção à importância dos laços familiares e amorosos e à educação infantil, uma vez que o rumo das vidas dos personagens é determinado pelas experiências que viveram na infância.

Enfim. Recomendo! ^^
-------------------------------------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...